Rosas e espinhos. Representações das mulheres na arte colombiana 1868-1910
DOI:
https://doi.org/10.18046/recs.i17.1970Palavras-chave:
Representação, Habitus, Distinção, História culturalResumo
O objetivo principal deste artigo é expor as sugestões e conclusões principais da pesquisa “Mulheres Visíveis/Mulheres invisíveis. Representações das mulheres na arte colombiana 1868-1910”. A análise de pinturas, desenhos e séries litográficas de quadros de costumes durante o período escolhido mostra como as representações das mulheres legitimaram modelos diferenciados para os diferentes setores sociais. A metodologia utilizada é própria da História Cultural que estuda as representações e a difusão e circulação das produções culturais. Como categorias de análises usaram-se os conceitos de Pierre Bordieu: Campo, Distinção e Habitus que foram aplicados especificamente à época estudada e permitiram determinar a influência que as elites exerceram tanto e na produção das obras de arte, como na criação de práticas que, associadas aos manuais e à imprensa dedicada às mulheres definiram formas de comportamento que atribuíram a estas características morais e cristãs específicas. O estudo conclui como uma grande parte dos retratos femininos selecionados definiu um modelo idealizado de mulher que se u às estratégias de difusão estabelecidas pelos grupos de elite.Downloads
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